, Bacharel em Teologia

Atualmente, a área de Teologia pertence ao Sistema Federal de Ensino no Brasil, e por isso, o reconhecimento do teólogo tornou-se mais abrangente, necessário e legítimo.

O curso de Teologia na modalidade presencial recebe vocacionados ao ministérios e demais interessados nos estudos bíblico-teológicos e pastorais. O curso pauta-se nos valores e princípios cristãos, possibilitando a formação teológica-ministerial de seus bacharéis para atuarem, a partir dos valores do Reino de Deus, na prática dos ensinamentos bíblicos sobre a verdade, o direito e a justiça social.

O curso foi criteriosamente avaliado e aprovado pelos líderes e pastores de Minas Gerais, uma liderança conhecida pelo respeito, zelo e cuidado minucioso para com a Palavra de Deus. A matriz curricular é contextualizada e confiável, permitindo o estudante uma formação teológica em uma das mais respeitadas instituições de ensino superior (IES) do país.

O Curso de Teologia, modalidade presencial, da FBMG, obteve nota 4 (na escala que vai de 1 a 5), sendo avaliado com uma das maiores notas no Brasil.

OBJETIVOS  E RELEVÂNCIA DO CURSO:

No Curso de Teologia os objetivos são alinhados à intenção de formação que a FBMG tem, que é formar vocacionados e diplomá-los com excelência. A relevância do curso que mais se destaca espiritual, que por um lado pode ser traduzida na afirmação incondicional da fé na ordem divina, e por outro, na ordem do ser humano como um dos valores essenciais da natureza e da sociedade em seu todo.

Os objetivos são:

  • Proporcionar formação teológico-ministerial sólida e de excelência nas diversas áreas e campos Teologia;
  • Capacitar ao exercício ministerial, cujo foco é o serviço cristão nos ministérios da igreja e outros afins;
  • Estabelecer relações entre compromisso cristão, vivência ética, formação teológica e prática missional;
  • Promover a maturidade cristã e acadêmico-teológica para o desenvolvimento da cidadania espiritual e terrena, em toda a sua plenitude;
  • Ampliar as perspectivas de atuação ministerial relacionadas ao ministério cristão e às profissões associadas à teologia, tais como missões urbanas e transcultural, o trabalho em ONGs e o serviços de capelanias.

ÊNFASE DO CURSO:

O Curso de Teologia EaD é fortemente caracterizado por um teologia ministerial, com ênfase no pastoreio de igrejas. Tem ênfase bíblica e se pauta nos princípio da fé crista, que deve ser pensada e vivida em diálogo com a cultura e a sociedade.

O Curso está organizado para viabilizar o desenvolvimento e aquisição de competências e habilidades. A ênfase é a formação teológico-ministerial, tendo como referência o encontro entre a teologia, fé, igreja, ministério e vida cristã.

O Curso de Teologia busca permanentemente a interlocução entre teoria e prática – o que exige a participação de professores e alunos em atividades contextualizadas e incorporadas a dinâmica da sala de aula.

MATRIZ CURRICULAR:

A matriz curricular do Curso de Teologia estrutura-se nas seguintes áreas: Bíblia e suas linguagens, Teologia Bíblica e Sistemática, Teologia Prática e humanidades.

O curso cumpre a legislação vigente, possibilitando a prática da flexibilidade curricular e de formação com as Atividades Complementares e o estágio Supervisionado. Há ainda o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso presencial tem um conjunto de disciplinas que é organizada e oferta com recursos de tecnologia, possibilitando ao aluno estudar em sua casa utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em dois dias da semana, o estudante não vem à aula presencial, estudando em sua própria casa.