JUSTIFICATIVA PARA A OFERTA DO CURSO 

A formação no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Nível de Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental é concebida como processo de inserção crítica dos pós-graduandos no universo da cultura, do pensamento, da crítica, da autonomia, da liberdade, da justiça, da democracia e da solidariedade. No lugar de acumulação de conhecimentos, de informações e de novidades nas várias áreas do saber, do aprender a fazer e do aprender a aprender, o que se busca é a formação crítica e rigorosa, o aprendizado do trabalho com os conceitos e as articulações entre teoria e prática, indispensáveis à verdadeira autonomia e à criação em todas as dimensões da existência e da criação e da educação.

A proposta curricular ora apresentada, centrada na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pretende formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido.

Nesse projeto, a Educação Infantil não é vista sob a ótica da mera escolarização, mas envolve a compreensão da sociedade, da infância e dos direitos sociais que propiciam condições para a atuação crítica do docente em creches, pré-escolas e outras instituições de formação e desenvolvimento da existência pessoal e sociocultural das crianças de 0 a 5 anos, nas quais as várias formas de expressão e linguagem se articulam num contexto lúdico e criativo de jogos e brincadeiras.

OBJETIVO DO CURSO 

Propiciar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como aspectos relacionados à gestão, currículo, projetos pedagógicos, arte e ludicidade na educação.

PÚBLICO ALVO 

Profissionais recém formados em curso de graduação em Pedagogia e/ou áreas afins, professores, pedagogos e profissionais já atuantes interessados em aprofundar o tema específico do curso.

TÍTULO CONFERIDO 

Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

MATRIZ CURRICULAR

Disciplina Carga Horária
Metodologia Científica 40h
Didática 40h
Elaboração de Trabalhos Acadêmicos 60h
Ética Profissional 40h
Métodos de Ensino 40h
Teoria da Aprendizagem 80h
Desenvolvimento Infantil 80h
Distúrbios de Aprendizagem 80h
RCNEI Noções Básicas de Psicomotricidade 80h
Uma Escola Para Todos 60h