JUSTIFICATIVA DO CURSO 

A alfabetização, enquanto área de concentração em pós-graduação, permite ao aluno a compreensão dos diversos problemas sociais, técnicos, psicológicos ou fisiológicos que ocorre com os aprendentes durante esse processo. Assim sendo, o curso promove a qualificação de profissionais para atuar na área de alfabetização, com sólida, avançada e atualizada formação científica, capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.


OBJETIVO DO CURSO 

• Assegurar o treinamento técnico eficaz de trabalhadores da educação para atender às necessidades do desenvolvimento no setor da alfabetização que abrangem a escola e a sociedade;

• Desenvolver a competência do diagnóstico de distúrbios de aprendizagem da leitura e do letramento e noções de encaminhamento à intervenção devida;

• Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias, propostas e recursos;

• Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.


PÚBLICO ALVO 

Diretores, Coordenadores, Pedagogos, Professores e graduados em geral e demais interessados na carreira da Educação que buscam a compreensão das questões relativas à alfabetização.


TÍTULO CONFERIDO 

Especialista em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos

MATRIZ CURRICULAR

Disciplina Carga Horária
Metodologia Científica 80h
Didática Do Ensino Superior 80h
Ética Na Educação 80h
A Psicomotricidade E O Processo De Alfabetização 85h
Distúrbios De Aprendizagem Na Leitura E Escrita – Diagnóstico E Intervenção 85h
Fundamentos Teóricos Da Alfabetização E Letramento 85h
O Letramento Na Contemporaneidade 85h