JUSTIFICATIVA PARA A OFERTA DO CURSO
A formação no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Nível de Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental é concebida como processo de inserção crítica dos pós-graduandos no universo da cultura, do pensamento, da crítica, da autonomia, da liberdade, da justiça, da democracia e da solidariedade. No lugar de acumulação de conhecimentos, de informações e de novidades nas várias áreas do saber, do aprender a fazer e do aprender a aprender, o que se busca é a formação crítica e rigorosa, o aprendizado do trabalho com os conceitos e as articulações entre teoria e prática, indispensáveis à verdadeira autonomia e à criação em todas as dimensões da existência e da criação e da educação.
A proposta curricular ora apresentada, centrada na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pretende formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido.
Nesse projeto, a Educação Infantil não é vista sob a ótica da mera escolarização, mas envolve a compreensão da sociedade, da infância e dos direitos sociais que propiciam condições para a atuação crítica do docente em creches, pré-escolas e outras instituições de formação e desenvolvimento da existência pessoal e sociocultural das crianças de 0 a 5 anos, nas quais as várias formas de expressão e linguagem se articulam num contexto lúdico e criativo de jogos e brincadeiras.
OBJETIVO DO CURSO
Propiciar aos estudantes atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como aspectos relacionados à gestão, currículo, projetos pedagógicos, arte e ludicidade na educação.
PÚBLICO ALVO
Profissionais recém formados em curso de graduação em Pedagogia e/ou áreas afins, professores, pedagogos e profissionais já atuantes interessados em aprofundar o tema específico do curso.
TÍTULO CONFERIDO
Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATRIZ CURRICULAR