JUSTIFICATIVA PARA A OFERTA DO CURSO 

Quando voltamos o olhar para a Educação Básica brasileira, percebemos que, mesmo com a aprovação da Lei n° 10.639/2003, ainda são escassas as iniciativas para a inclusão no currículo de estudos sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. As pesquisas apontam que entre os principais problemas para a implantação da legislação e a incorporação curricular estão a deficitária formação de profissionais e conteúdos nas disciplinas História da África e Afro-Brasileira.

Apesar de ser parte fundamental da História do Brasil, o continente africano ainda é pouco estudado nas escolas do país. A escravidão no período colonial, o tráfico negreiro, a abolição como estratégia para a Proclamação da República são, quase sempre, o que aparece nos livros de História. No entanto, as sociedades africanas produziram conhecimentos científico, econômico, filosófico, político e religioso antes mesmo do contato com os colonizadores. Além disso, o legado material e imaterial desses povos para a história da humanidade se fez anterior ao aparecimento da escravidão moderna, assim como o estabelecimento, organização e desenvolvimento de suas relações comerciais, culturais e sociais.

Desse modo, este curso não visa agregar apenas historiadores, mas professores da Educação Básica das mais diversas áreas, mostrando a multidisciplinaridade dessa temática. É objetivo do curso, formar especialistas em História e Cultura Afro-Brasileira, capacitados para a pesquisa e o ensino.

OBJETIVO DO CURSO 

• Contribuir para a formação especializada, promovendo aprofundamento teórico e prático aos docentes;

• Desenvolver a capacidade de analisar criticamente a realidade da História e Cultura Afro-Brasileira;

• Desenvolver competência pedagógica, relacionar teoria e prática, partilhar visões e posicionamentos diversos e desenvolver desafios cognitivos e problematizações na busca de soluções sociais para os casos de racismo.

PÚBLICO ALVO 

Destina-se a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, aos graduados em Letras, Pedagogia e outros profissionais portadores de Diploma de Graduação em Ciências Humanas, Ciências Sociais, Exatas, Biológicas e de áreas afins, envolvidas com a Educação Básica.

TÍTULO CONFERIDO 

Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira

MATRIZ CURRICULAR

Disciplina Carga Horária

Metodologia Cientifica E Elaboração Do Artigo Científico

80h

Didática Do Ensino Superior

80h

Ética Na Educação

80h

A África

85h

A Escravidão E Suas Representações

85h

A História Da África E Algumas Teorias

85h

Novos Objetos Do Ensino Da África

85h