POLÍTICA INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

 

Avaliar o alcance do processo de formação do aluno, a melhoria na sua qualidade de vida e inserção no mundo do trabalho na área de formação irá constituir ação importante para a avaliação dos processos pedagógicos dos cursos ministrados pelo ISEAT.

Para realizar o acompanhamento dos egressos, a instituição manterá um serviço de consulta e análise dos resultados socioeconômicos dos egressos, por meio de coleta de informações com o uso de formulários a serem preenchidos pelos alunos no início do curso, no final, após seis meses de formados e depois de um ano. Esse processo terá por objetivo fazer um estudo comparativo entre os aspectos socioeconômicos dos alunos ao ingressar no curso e depois, revelando as melhorias promovidas pela formação.

Esse trabalho irá demonstrar ainda qual o percentual de egressos que efetivamente estão trabalhando na área de sua formação, bem como a inserção do profissional nas indústrias e empresas locais após a conclusão do curso.

A instituição, por meio de projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico (NAP) pretende apoiar os alunos nos aspectos pedagógicos e psicológicos para a conquista do primeiro emprego, por meio dos seguintes processos:

a) Preparação para entrevistas;

b) Elaboração de currículo;

c) Apresentação pessoal.

O NAP manterá permanente contato com o mercado de trabalho para a manutenção e atualização de um Banco de Oportunidades Profissionais, a fim de possibilitar o encaminhamento dos alunos para entrevistas nas instituições afins à sua formação.

Aos ex-alunos a instituição também contribuirá com a formação da sua imagem nas redes sociais, oferecendo assessoria para construção de uma network e elaboração de uma cartilha online de soluções em empregabilidade, com dados de mercado, tendências e estudos comportamentais.

Além desse aspecto, o ISEAT irá estimular e favorecer o empreendedorismo dentre as suas atividades normais de ensino, pesquisa e extensão.